VIDA SIM, CIGARRO NÃO!

Secretaria Municipal de Saúde de Anísio de abreu deu início ao Grupo de Tratamento do Tabagismo no SUS.

A Prefeitura Municipal de Anísio de Abreu/PI, através da Secretaria de Saúde, deu início ao Grupo de Tratamento do Tabagismo no SUS. O propósito do grupo é ofertar tratamento e acompanhamento para as pessoas que tem o desejo de parar de fumar, o grupo conta com uma equipe multiprofissional treinada para ofertar suporte durante todo o tratamento.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

O tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do PNCT que está sob a coordenação e gerenciamento da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Ditab), do INCA.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida. Quanto mais cedo você parar de fumar menos risco de adoecer.

Confira alguns registros da inauguração.